Whatsapp icon Whatsapp

Equações Químicas

A equação química é a forma de se descrever uma reação química que envolve os reagentes e produtos. Representação de uma Equação Química:

Reagentes Produtos

Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nessas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Não é criada e nem destruída matéria em uma reação, os átomos somente são reorganizados de forma diferente, por isso, uma equação química deve ser balanceada: o número de átomos da esquerda precisa ser igual o número de átomos da direita. Sendo assim, balancear uma equação é fazer com que ela entre em equilíbrio.
Exemplo de uma Equação Química não equilibrada:

H2 + Cl2HCl

Repare que a equação acima está desbalanceada, pois temos nos reagentes (H2 e Cl2) dois átomos de cada elemento, e no produto (HCl) somente uma molécula.
Exemplo de uma Equação Química equilibrada:

H2 + Cl22 HCl

Agora, a equação está balanceada com a adição do coeficiente 2 nos produtos que indica a existência de duas moléculas de ácido clorídrico (HCl), esse número que antecede o elemento, no caso o número 2, é chamado de coeficiente estequiométrico. A função desse coeficiente é indicar a quantidade de cada substância que participa da reação.
Podemos saber praticamente tudo sobre uma reação química através de sua equação, ela pode oferecer, por exemplo, as seguintes informações através de símbolos tais como:

Quando a reação é reversível: ↔
Presença de luz: λ
Catalisadores ou aquecimento: ?
Formação de um precipitado: ↓

A Equação Química pode ainda demonstrar o estado físico do átomo participante da reação, através das letras respectivas entre parênteses:

Gás (g)              Vapor (v)              Líquido (l)                Sólido (s)               Cristal (c)

A presença de átomos, íons ou moléculas em solução aquosa é representada pela abreviatura: (aq).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Forças intermoleculares e estado físico da matéria
Como a mudança de temperatura interfere na união entre moléculas?
Lei de Graham
Conheça a Lei de Graham sobre a velocidade de difusão e efusão dos gases e veja como solucionar exercícios sobre esse conteúdo.
Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos
Filósofos atomistas atuando na descoberta da matéria.
O átomo de Bohr
Niels Bohr, átomo de Bohr, física atômica, átomo estável, modelo atômico sistema planetário, camadas da eletrosfera, níveis de energia, camadas eletrônicas, energia dos elétrons, modelo atômico de Rutherford, átomo em estado excitado.
Tabela periódica
Saiba o que é a tabela periódica e como ela acomoda os elementos químicos. Conheça as propriedades periódicas. Entenda como a tabela periódica foi desenvolvida.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.